sexta-feira, 8 de maio de 2015

Fotografia e Memória

Boa tarde pessoal,

Como atividade proposta para essa semana escolhemos o texto de Jacques Le Goff história e Memória, discutido na disciplina Arquivo Permanente 1.

Segundo Le Goff, Entre as manifestações importantes ou significativas da memória coletiva, encontra-se o aparecimento, no século XIX e no início do século XX, de dois fenômenos. O primeiro, em seguida a Primeira Guerra Mundial, é a construção de monumentos aos mortos [...] O segundo é a fotografia, que revoluciona a memória: multiplica-a e democratiza, dá-lhe uma precisão e uma verdade visuais nunca antes atingidas, permitindo assim guardar a memória do tempo e da evolução cronológica.

Ainda hoje existem linhas de contestação sobre a veracidade do holocausto judeu durante a Segunda Guerra Mundial. Fato é que em diversos países do mundo a negação do holocausto é considerada crime, e além de diversos registros orais e escritos, ainda podemos encontrar inúmeros registros fotográficos desse recorte histórico. Então decidimos compartilhar alguns deles com você, leitor.

Confiram em nossa galeria de fotos


Senador norte-americano Alben W. Barkley de Kentucky e presidente do Comitê sobre crimes de Guerra do Senado visita o campo de extermínio em Buchenwald, em Abril de 1945


Nenhum comentário:

Postar um comentário