quinta-feira, 26 de março de 2015

Uma Cidade sem Passado (Das Schreckliche Mädchen) - 1990


Boa tarde, pessoal!

Neste post gostaríamos de compartilhar com vocês um filme muito interessante e que tem tudo a ver com a proposta do blog. Exibido em sala de aula pela profª. Darcilene Resende na disciplina Arquivo Permanente 1 a fim de levar-nos a uma reflexão sobre história, memória, usuário, guarda, acesso entre tantos outros temas revelados durante a trama, encontramos também aspectos do recorte temporal da Segunda Guerra Mundial, como o nazismo, a relação da igreja com os judeus, os campos de concentração.
O filme retrata a dificuldade de se conseguir informações referentes ao passado de uma cidade Alemã, e como os arquivos (institucionais e pessoais) se portaram frente a busca de documentos que pudessem embasar a pesquisa de Sonia (personagem principal) e validar testemunhos referentes a esse período, pois esses documentos continham informações de pessoas e provavam fatos de uma época que estava silenciada para que se fosse preservada a reputação de autoridades da cidade. Também podemos analisar um fato recorrente ainda hoje, a relação de posse (e não de guarda) que as instituições tem sobre as informações contidas nos documentos, o extravio e até alterações feitas no próprio documento.
Embora seja um pouco difícil encontrar o filme disponível na Internet, logo abaixo segue o link com um breve resumo, escrito por Caio César S. Gomes, no qual acreditamos ter sintetizado bem a problemática do filme. Vale a pena conferir!





"Uma cidade sem passado (Das Schreckliche Mädchen) é um filme alemão lançado em 1990 e tem direção de Michael Verhoven. [...] A trama de uma cidade sem passado revela questões inerentes à memória da 2ª Guerra Mundial, uma vez que, os fatos apresentados na produção referem-se ao período do III Reich. Entretanto, não é somente os fatos em si o que mais chama atenção no filme, mas também os mecanismos utilizados pelas instituições sociais da cidade na tentativa de silenciar a memória coletiva, memória esta que não tem nada de glorioso para se rememorado e comemorado.  Pelo que se observa na produção, a construção da memória tem muito pouco a ver com o passado e tudo a ver com o presente, ou seja, apesar das informações serem originárias do passado a construção da memória coletiva ocorreu por meio do olhar e dos interesses do presente..." (LEIA NA ÍNTEGRA)

Título Original: Das Schreckliche Mäschen
Ano de Lançamento: 1990
País: Alemanha
Direção: Michael Verhoeven
Gênero: Comédia, Drama, Guerra
Duração: 92 minutos
 


Fonte: http://www.tempopresente.org/index.php?option=com_content&view=article&id=5312:uma-cidade-sem-passado-historia-memoria-e-silencio&catid=13&Itemid=129

Um comentário:

  1. Muito bem. Tentando traçar relações entre as disciplinas de DTD e AP1. Parabéns!

    ResponderExcluir