sexta-feira, 22 de maio de 2015

VOLTAMOS EM...MAIS UM INSTANTE DE GUERRA



"O conhecimento baseia-se não somente na verdade, mas no erro também"

(Carl Jung)


Inspirados pela fotografia de nosso mais recente post, lembram-se?! A moça com a cabeça raspada...



Consideramos que a foto possui potencial para integrar um acervo permanente, ela já integra o acervo militar do Arquivo nacional dos Estados Unidos e pertence ao catálogo eletrônico da instituição.
Sua importância pode ser dimensionada pelo período histórico a que pertence bem como pelo contexto em que foi registrada. A fotografia ainda carrega fortes referências com relação a violações de direitos humanos, caráter probatório do fato e marca um momento histórico.
Segue um pouco mais do período histórico em que a foto foi Clickada:

A Segunda Guerra Mundial, iniciada em setembro de 1939, foi a maior catástrofe provocada pelo homem em toda a sua longa história. Envolveu setenta e duas nações e foi travada em todos os continentes, de forma direta ou indiretamente. O número de mortos superou os cinquenta milhões havendo ainda uns vinte e oito milhões de mutilados.
É difícil de calcular quantos outros milhões saíram do conflito vivos, mas completamente inutilizados devido aos traumatismos psíquicos a que foram submetidos (bombardeios aéreos, torturas, fome e medo permanente). Outra de suas características, talvez a mais brutal, foi a supressão da diferença entre aqueles que combatem no fronte e a população civil na retaguarda. Essa guerra foi total. Nenhum dos envolvidos selecionou seus objetivos militares excluindo os civis.Atacar a retaguarda do inimigo, suas cidades, suas indústrias, suas mulheres, crianças e velhos passou a fazer parte daquilo que os estrategistas eufemisticamente classificavam como "guerra psicológica" ou "guerra de desgaste". Naturalmente que a evolução da aviação e das armas autopropulsadas permitiu-lhes que a antiga separação entre linha de frente e retaguarda fosse suprimida.Desta forma, a Segunda Guerra é considerada como uma verdadeira guerra mundial, sendo uma consequência de um conjunto de continuidades e questões mal resolvidas pelos tratados de paz estabelecidos após a Primeira Guerra Mundial. Os confrontos foram divididos entre duas grandes coalizões militares: os Aliados, liderados por Estados Unidos, Inglaterra, França e União Soviética; e o Eixo, composto pela Itália, Alemanha e Japão. Em consequência de suas maiores dimensões, os conflitos foram desenvolvidos na Europa, Norte da África e países do Oceano Pacífico.


Curiosidade – O conceito de gestão de documentos surgiu após a II Guerra Mundial, época de avanço da ciência e da tecnologia e de explosão documental na administração pública, o que impôs a necessidade de racionalizar e controlar o volume de grandes massas documentais acumuladas.

Fonte: http://www.sohistoria.com.br/ef2/segundaguerra/ em 22/05/2015 às 12:35hrs.




Nenhum comentário:

Postar um comentário