sexta-feira, 29 de maio de 2015

Foto Conceito - Imaginando GPAF - Contexto


Boa tarde, pessoal.

A foto conceito que escolhi no blog "Imaginando GPAF", traz o conceito de Contexto. Explorando um pouco mais o blog, fui direcionada ao texto de Rodrigo de Freitas Nogueira (arquivista formado pela UnB) no "Blog do GPAF" e decidi utilizar um trecho que transmite bem a questão de Contexto com que iremos trabalhar na oficina como apoio ao conceito de veracidade.

"É praticamente impossível ao profissional da informação representar um fato ou acontecimento que motivou o registro fotográfico sem as informações que indiquem o contexto o qual estava inserido. Segundo o professor André Porto da Universidade de Brasília, sem o vínculo administrativo orgânico, o documento fotográfico perde a capacidade de exercer sua função de prova (LOPEZ, 2011)".

A questão é que se a fotografia (como documento de arquivo) não está inserida em uma série, é necessário que seja definido pelo produtor seu contexto de criação, caso contrário torna-se impossível que outra pessoa o faça, fazendo com que a fotografia perca o contexto original e até que seja inserida como parte de outro contexto, então entramos na discussão sobre veracidade. 



01-2014-03 Contexto TMMP 01 - Por Tania Pereira



IDENTIFICACIÓN

Concepto: Contexto
Autor: PEREIRA T M M
Título: Formatura da galera
Fecha de la imagen: 29/ago/2014
Ciudad/local: Brasília/Universidade de Brasília
País: Brasil


DESCRIPCIÓN DEL CONTENIDO

Resumen del contenido: aglomerado de pessoas sentadas usando roupa típica de formatura. Pessoa em escada segurando um canudo. Ao fundo logomarca da Universidade de Brasília (UnB)
Pie de foto informativo: Formatura dos alunos do curso de Museologia da UnB no primeiro semestre de 2013, realizada no Centro Comunitário Atos Bulcão da UnB.
Pie de foto literário: Representa uma sequencia de ações que caracterizam uma formatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário