quinta-feira, 19 de março de 2015

TJDFT construirá Centro Arquivístico pioneiro no Brasil



No dia 27 de fevereiro será realizada licitação para contratar uma empresa responsável pela construção do Centro Arquivístico Permanente da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. O Centro Arquivístico terá uma área de 5.600 m² e irá abrigar 153.800 caixas de processos de guarda permanente e com valor histórico. O Centro Arquivístico receberá e guardará processos e documentos históricos, das 1ª e 2ª Instâncias, além de documentos da área Administrativa, e outros documentos históricos em suportes especiais, que serão armazenadas e acondicionadas de forma a garantir a sua preservação, conforme as normas arquivísticas vigentes. Ele será o primeiro Centro Arquivístico do Brasil a seguir todas as normas referentes à construção de arquivos estabelecida pelo Conselho Nacional de Arquivo - CONARQ.

Congresso internacional sobre gestão de informação e documentos corporativos, ECMShow, terá três novas edições regionais: uma em Porto Alegre em 22/11/2012.
O maior encontro do setor na América Latina é realizado tradicionalmente em São Paulo, com a participação de especialistas renomados do exterior. No ano passado, Brasília recebeu a primeira edição especial do evento, com foco exclusivo no governo. Criado em 2010, o congresso internacional apresenta as recentes novidades e tendências mundiais do segmento, com a participação de dezenas de palestrantes consagrados dentro e fora do Brasil, entre eles especialistas da AIIM (Association for Information and Imaging Management), a mais importante entidade mundial do setor; além de uma exposição tecnológica com os principais players do mercado.

A notícia pesquisada evidencia a falta de locais adequados ao armazenamento e acondicionamento de documentos de guarda permanente, trata-se da construção do 1º centro arquivístico, a seguir todas as normas do CONARQ.

A preocupação se estende com o espaço que será dedicado aos documentos administrativos, indicando que a iniciativa pretende por meio da aplicação de metodologia própria, técnicas científicas, observando as normas estabelecidas com a contribuição de especialistas, ser um marco inicial nas construções de locais adequados a guarda não apenas de documentos históricos, de guarda permanente como também processos administrativos possam receber tratamento apropriado.

PORTO ALEGRE / Dia: 22 de novembro / Local: Fiergs – Centro de Eventos. Informações pelo site ECMShow.
Fonte:CNJ, Arquivologia - UFSM,Jornal Contábil, http://www.tst.jus.br/noticias-memoria/-/asset_publisher/0qM8/content/tjdft-construira-centro-arquivistico-pioneiro-no-brasil/pop_up?_101_INSTANCE_0qM8_viewMode=print

Nenhum comentário:

Postar um comentário